Verdade ou mentira? Algumas lendas que você já ouviu sobre carros
Verdade ou mentira? Algumas lendas que você já ouviu sobre carros
Por - 11/11/2021
Você entende tudo de carros? Ao longo dos anos, muito já se falou sobre manutenção e boas práticas para um melhor funcionamento do veículo. Mas será que é tudo verdade?
Nem tudo o que você já ouviu sobre carros é real. E, pior que isso, são ações que podem prejudicar o carro e, claro, trazer prejuízos para você.
A Chroma Veículos separou algumas lendas urbanas que um dia alguém tratou como verdade e não passam de mentira.
1 - É melhor comprar carro usado com pouca rodagem
Precisamos partir do princípio que carro foi fabricado para andar e mesmo um carro novo que fica parado por muito tempo necessita de manutenção.
A frase do tópico só vale a pena em duas ocasiões: o carro ainda é novo e, por isso, tem baixa quilometragem. Ou então você é colecionador e quer um carro original antigo.
Se você encontrar um carro que rodou pouco, questione o vendedor. Quando um carro fica muito tempo parado, são grandes as chances de suas peças e componentes se deteriorarem. Alguns problemas mais visíveis são o deterioramento dos pneus ou a descarga de bateria, mas muitos problemas mais graves podem acontecer e você só vai descobrir no dia a dia e após um ida ao mecânico.
2 - É preciso esquentar o carro antes de sair
Antigamente, isso era até verdade. Para um melhor funcionamento, era necessário esquentar o motor antes de sair dirigindo. Mas, com a injeção eletrônica, isso não se aplica mais. Os motores e lubrificantes são projetados para funcionar normalmente enquanto ‘frios’.
3 - Toda hora é preciso limpar o bico injetor
Mais um ditado que se perdeu no tempo. No passado, por causa do carburador, realmente era preciso manter a regularidade da limpeza do bico injetor, para remover o depósito de resíduos. Tudo mudou com a injeção eletrônica e a melhora da qualidade de combustível.
Hoje em dia, a limpeza em intervalos regulares não é mais obrigatória. Mas atente-se caso o motor comece a falhar, pois pode ser por causa do bico entupido.
4 - Carro antigo não quebra
Essa é uma frase que muita gente já ouviu de alguém mais velho: ‘os carros de antigamente eram mais bem construídos e não quebravam igual hoje’. É verdade que atualmente os carros se deformam mais em caso de um acidente, mas isso tem motivo e não significa que foi mal construído, pelo contrário.
Os carros de hoje são melhores planejados para a segurança dos ocupantes. Eles absorvem melhor o impacto, visando a integridade do motorista e passageiros. E não podemos nos esquecer que os modelos atuais contam com diversos equipamentos de segurança que antigamente nem existia, como airbags e freios ABS, por exemplo.
-
CONHEÇA
NOSSAS
UNIDADES -
-
Chroma Atibaia
Av. Gerônimo de Camargo, 4250, Bairro da Ponte, Cep: 12.944-000 - Atibaia/SP
(11) 4414-1599 -
Chroma Bragança Paulista
Av. Alberto Diniz, 1135, Bairro Jd. América, Cep: 12.902-360 - Bragança Paulista/SP
(11) 4230-0026 -
Chroma Jundiaí
Av. Profª Maria do Carmo Guimarães Pellegrini, 380, Bairro do Retiro, Cep: 13.209-500 - Jundiaí/SP
(11) 4582-8882 -
Chroma Vinhedo
Av. Avelino Capellato, 1150, Bairro Santa Claudina, Cep: 13.280-000 - Vinhedo/SP
(19) 3836-3007
-