Mitos e verdades sobre o câmbio automático
Mitos e verdades sobre o câmbio automático
Por - 18/10/2021
Se no passado o câmbio automático era exclusividade de carros mais caros e refinados, hoje em dia isso já não acontece mais e a tecnologia está presente até em veículos considerados populares.
Neste artigo da Chroma Veículos, queremos mostrar quais são os principais mitos quando falamos em câmbio automático. Mas, antes disso, vamos abordar a diferença entre o câmbio automático e manual.
Câmbio automático X câmbio manual
Mais tradicional no Brasil, o câmbio manual é aquele que precisamos realizar com as mãos a troca das marchas, pisando na embreagem. Por serem mais baratos, os carros deste tipo costumam ter mais saída aqui no país.
Já com o câmbio automático não é preciso acionar a embreagem nem trocar as marchas manualmente. O próprio sistema do carro vai fazer isso.
Há também uma diferença entre câmbio automático e câmbio automatizado, apesar de ambos promoverem a troca de marchas sem ser manual. Na primeira, um conversor de torque envia a força do motor para o câmbio por meio de um sistema hidráulico. Já no câmbio automatizado, embreagens e marchas funcionam através de sistema eletrohidráulico.
Agora que já vimos essas diferenças, vamos descobrir o que é MITO ou VERDADE quando o assunto é câmbio automático.
O câmbio automático tem menor vida útil do que o manual
MITO. O câmbio manual costumar dar mais problemas e necessita de mais manutenção, pois é comum o motorista fazer o uso inadequado da transmissão manual, ou seja, ‘engatar uma marcha errada’ ou ‘arranhar a marcha’ durante as trocas, além do fato de o câmbio manual gerar mais desgastes da embreagem.
No entanto, caso necessite, a manutenção em um câmbio automático costuma ser mais cara em comparação ao câmbio manual.
O câmbio automático desgasta mais os freios
MITO. O sistema de freios é o mesmo em um carro manual ou automático. Mesmo com um carro parado e o câmbio acionado, não há nenhum desgaste extra.
As trocas de marcha são mais rápidas
VERDADE. Há maior precisão nas trocas de marchas com o câmbio automático, sem perda de aceleração.
Gasta mais combustível
MITO. No passado, isso era verdade, pois o sistema fazia a troca de marchas em alta rotação do motor, o que causava um maior consumo de combustível. Com o avanço da tecnologia, hoje em dia as marchas são trocadas em baixa rotatividade, oferecendo trocas mais precisas e no giro correto do motor.
Em sistemas mais modernos, como o câmbio CVT, o consumo pode ser ainda menor.
Não pode engatar a ré com o carro em movimento
VERDADE. Muitos carros já contam com um dispositivo de segurança que impede o motorista de tentar engatar a ré com o carro em movimento. Isso causaria um impacto grande nas peças, podendo levar à quebra dos componentes do sistema. Mas vale ressaltar que essa é uma prática que também deve ser evitada em veículos com câmbio manual.
Em paradas, deve-se sempre colocar o carro na posição ‘N’
MITO. Você pode mandar o carro com o câmbio automático acionado no mesmo que já vinha utilizando em sua direção, mesmo em momentos de parada como no semáforo. Deixar no ponto ‘N’, aliás, pode até ser prejudicial.
Não é preciso usar freio de estacionamento
MITO. Nada substitui o freio de estacionamento, mesmo com o carro na posição P do câmbio automático. Aliás, apenas usar a posição P pode desgastar o câmbio e até causar sua quebra.
Agora que você já conhece mais sobre câmbio automático, venha até a Chroma Veículos e conheça todos os carros Honda com essa tecnologia. E veja com nossos especialistas todas as vantagens em dirigir um Honda com câmbio automático no dia a dia da cidade e na estrada.
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